segunda-feira, 1 de julho de 2013

NUTRIÇÃO





TIPOS DE GORDURAS

GORDURAS SATURADAS, INSATURADAS, MONOINSATURADAS, POLIINSATURADAS E GORDURA VEGETAL HIDROGENADA.


O termo lipídio engloba as gorduras e os óleos. Estas substâncias são formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, criando cadeias moleculares chamadas ácidos graxos. As ligações entre os átomos de carbono dos ácidos graxos podem ser simples (C - C) ou duplas (C=C).
Os ácidos graxos que contêm somente ligações simples são chamados de saturados. Esse tipo de gordura é sólida à temperatura ambiente (gordura da carne, manteiga, banha, creme de leite, bacon). Esse grupo é o mais prejudicial à saúde porque pode elevar de maneira significativa o colesterol do sangue. Os ácidos graxos que contêm uma ou mais ligações duplas são chamados de insaturados (óleo de oliva, amendoim, canola, abacate, amêndoas, nozes, castanhas e azeitona). Os ácidos graxos que contêm apenas uma ligação dupla são chamados de poliinsaturados, e são subclassificados de acordo com a posição da dupla ligação em ômega-6 e ômega-3.
As sementes e seus óleos(girassol, açafrão, milho,algodão, soja)são fontes de ômega-6. São saudáveis, desde que usados com moderação, pois em excesso um dos efeitos prejudiciais é a redução das defesas do corpo. O óleo de peixes de águas geladas é fonte de ômega-3 e pode ajudar na redução da pressão arterial.
As gorduras vegetais tendem a ser mais ricas em ácidos graxos insaturados, enquanto as de origem animal em saturados.
As gorduras vegetais hidrogenadas são óleos que foram ligados ao hidrogênio e em temperatura ambiente se tornaram gordura sólida (margarinas, principalmente as duras, e gordura hidrogenada).
Considerando que em todos os grupos de alimentos está presente a gordura, recomenda-se que a ingestão de gorduras saturadas seja reduzida por meio da substituição das carnes gordas e do leite integral por aqueles pobres ou isentos de gordura.
Recomenda-se também evitar alimentos fritos e condimentados em quantidade além de 30g (3 colheres de sopa) por dia.


FONTE: Revista VIDA E SAÚDE

POR: Wilma Domingues
Educador Físico
CREF- 14.339 G/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário