terça-feira, 27 de julho de 2010



CHÁ COMIGO


Além de esquentar os corações mais gélidos, o chá tem lá suas vantagens medicinais se encarado como medicamento natural pois ajuda a dormir (os calmantes) e acordar (quando contêm cafeína), regula ciclos menstruais e alivia o estresse. Existem ainda os emagrecedores - se não funcionam de verdade, pelo menos não engordam -, os mágicos, que só os curandeiros são capazes de indicar, e especialidades como o chá de cadeira e o de sumiço ( esses ninguém quer experimentar, mais existem). Rsrsrsrs.

Mas para conseguir os efeitos desejados são necessárias duas providências:

- trocar os de saquinho pelas folhas em lojas de produtos naturais ou barraquinhas de feira.

- Fazer de maneira correta. Existem duas formas de fazer: a infusão que consiste em colocar a planta seca ou fresca ( boldo, erva-cidreira, carqueja, camomila, erva-doce, hortelã e os chás brancos, pretos e verdes) em uma xícara e acrescentar água fervente, tampar por cinco minutos e tomar logo em seguida.Já a decocção, usada para plantas muito duras devem ser submetidas a fervura por cerca de dois minutos (flores e folhas) ou sete minutos (caules e raízes), método que permite melhor aproveitamento dos compostos bioativos das plantas com a desvantagem de deixar um gosto forte e mais amargo.Existem sete tipos de ervas que devemos ter em casa e suas indicações.

O açúcar fica por sua conta e risco, porque o meu prefiro sem açúcar, mesmo que amargo.


VAMOS ÀS XÍCARAS MALUCAS:


CHÁ BRANCO, PRETO E VERDE.São feitos com folhas de diferentes partes de uma mesma planta, a Caméllia sinensis.Indicações: Aceleram o metabolismo e prometem um emagrecimento rápido, mas meio amargo.Efeitos Colaterais: Contra indicados para pessoas sensíveis a cafeína, hipertensas e com quadro de arritmia. Gestanes não podem consumir. Para elas somente chás de bebê.

ERVA-CIDREIRA

Nome popular que refere-se tanto à Melissa officinalis (nativa da Europa) como ao Capim Cidreira (ou capim-santo, da Ásia).Indicações: Ambas são usadas como calmantes e para o alivio do estresse, tendo ainda ação anti-inflamatória e diminuem a pressão arterial.Efeitos colaterais: Devem ser usadas com cuidado por pessoas que tomam medicamentos hipnóticos, pois podem potencializar o efeito sedativo.

CARQUEJA

Nativa dos Andes, a Baccharis trimera é uma planta resistente e fácil de achar pois, cresce como mato em qualquer lugar.Indicações: Auxilia na digestão, contém função diurética e ajuda a conter "piriri".Efeitos colaterais: Em excesso, pode causar queda de pressão e problemas no fígado.

CAMOMILA

Diz a lenda que plantar mudas de Matricaria recutita em volta da casa ajuda a conter olho gordo (pelo sim e pelo não, vamos plantar. Pelo menos se não conter, a gente toma o chá).Indicações: Tem efeito calmante, reduz gases, purifica o sangue, ajuda na digestão, trata da pele com acne (aplicar o chá na área afetada) e regula o ciclo menstrual. Ufa!!! Vale a pena mesmo.Efeitos colaterais: Pode causar sonolência, mas ninguém acordou para confirmar essa informação. Deve ser evitada por quem sofre de refluxo gastroesofágico.

HORTELÃ

O nome define mais de vinte espécies do gênero Mentha. Citado até no livro As Mil e Uma Noites. Contam que Sherazade narrava suas histórias bebericando esse chá.Indicações: Reduz gases estomacais e intestinais, regula o ciclo mesntrual,combate febres...Além disso, o mentol, que é o aroma de hortelã, é absorvido pelo sistema respiratório, aliviando sintomas do resfriado.Efeitos colaterais: Pessoas com refluxo gastroesofágico devem passar longe.

ERVA-DOCE

A Pimpinella anisum vem do norte da África e é conhecida há mais de 5 mil anos. Algumas "primas" suas como a estrela de anis, têm aroma semelhante e também são usadas nos chás. Já foi tão valiosa que a Inglaterra vitoriana pagava impostos sobre sua importação.Indicações: Elimina gases, é laxativa e são expectorantes. Ajuda na produção de leite na amamentação.Efeitos colaterais: Pode causar convulsões em crianças.

BOLDO

O único que tem efeitos cientificamente comprovados é o Peumus boldus do Chile.Indicações: Santo remédio pós-ressaca-monstro (é o que dizem). Protege o fígado contra danos causados por substâncias tóxicas e radicais livres. Diminui a acidez no estômago e digere as gorduras no intestino.Efeitos colaterais: Em excesso pode causar problemas neurológicos, já que possui uma substância que age no sistema nervoso central(SNC).O segredo é "use e não abuse". Uma xícara após o almoço e o jantar. Uma ao se preparar para dormir.

Ahhhh!!!! vale lembrar a delícia do famoso chá das cinco...

Um grande abraço a todos.


Por: Wilma Gomes Domingues de Castro

Educador Físico - CREF 014 339 G/MG


(Adaptado da Revista Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário