terça-feira, 27 de julho de 2010

DERRAME (AVC)

Assim como o enfarto, o derrame precisa ser socorrido com urgência.

Porém, diferente do enfarto, o derrame dá sinais que a maioria das pessoas não conhece e, por causa disso, em muitos casos mata ou deixa seqüelas graves; consequências que num socorro imediato, poderiam ser evitadas.
Sinais dados pelo processo de AVC já são divulgados.

Os Derrames Cerebrais - Agora existe um 4º indicador : A língua .
Derrame: memorize as três primeiras letras...S.T.R.
Segundo os neurologistas , se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ele pode reverter os efeitos do derrame totalmente.
O segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil.
RECONHECENDO UM DERRAME
Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção,torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas de um derrame. Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples preguntas:
S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA.
T* (Talk) Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com coerência)(ex : Hoje o dia está ensolarado)
R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS. Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas,ou vão rápido à clínica ou hospital.
Novo Sinal de derrame - Ponha a língua fora.
NOTA: Outro sinal de derrame é este:Peça à pessoa que ponha a língua para fora..Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.
Diante de qualquer um desses sinais, encaminhe a vítima a um pronto socorro mais rápido possível.
Você estará ajudando a salvar uma vida.
Fique atento!!!
Por: Wilma Gomes Domingues de Castro.
EducadorFísico- CREF - 014 339 G/MG
Fonte: Revista SAÚDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário