domingo, 22 de agosto de 2010

ATIVIDADE FÍSICA NA:
IDADE ADULTA
Com os encargos da vida moderna, é indispensável que o indivíduo encontre um tempo, na agenda apertada, para a atividade física, não só pensando na prática esportiva, mas também nas oportunidades de se relacionar de forma mais relaxada com pessoas fora do ambiente de trabalho.
Quem busca uma prática esportiva regular, seja o futebol, fut-sal, volei, caminhada, ciclismo, dança, natação, hidroginastica, corrida, etc, equilibra diversas áreas importantes da vida, como o sono, a saúde em todos os aspéctos, a alimentação e a sexualidade, inclusive para muitos que ainda não sabem, fazer sexo é uma ótima forma de manter a saúde em forma, o coração saudável, além de queimar muitas calorias, fortalecer a musculatura abdominal, relaxar e desestressar.
NA TERCEIRA IDADE
Com o avanço da medicina, vem crescendo a expectativa de vida e a atividade física tornou-se uma das opções de lazer mais importantes para essa faixa etária, pois além de contribuir para a manutenção da saúde corporal e mental, ela também reduz os níveis de depressão entre os idosos, causada pela mudança na rotina de suas vidas.
É importante um encontro para uma caminhada, uma aula de ginastica ou de dança.
Essas atividades contribuem para o aumento da autoestima, criam oportunidades para uma agenda social mais ativa gerando novas amizades, colaborando de forma fundamental para que o idoso se sinta saudável, ativo, independente e capaz de continuar atuando de forma positiva na sociedade.
NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
A prática de um esporte gera a formação de vínculos fortes de amizade entre os jovens. O simples fato de encontrar os amigos para uma "pelada", pode ajudar os mesmos a passarem por uma fase complicada de transformações corporais e hormonais, além de criar uma forma saudável de identificação, longe de drogas, alcool e cigarro, criando o hábito da "geração saúde", gastando energia, queimando gorduras e calorias, melhorando a qualidade de vida, a sociabilização, o aprendizado e o equilíbrio emocinal para enfrentar esta desenfreada fase da vida.
NA INFÂNCIA
A atividade física nessa fase é um dos momentos mais esperados da criança, pois ela tem a oportunidade de se sentir aceita pelo grupo, seja na vizinhança ou na escola.
Assim ela desenvolve a autoconfiança, as habilidades motoras e desenvolvem valores como, respeito, colaboração, trabalho em equipe e confiança.
Apesar de todos esses conceitos, os exercícios são também, mesmo que nada mais que uma grande brincadeira entre novos amiguinhos, muito importantes para a manutenção de uma vida saudável.
Usada como aperfeiçoamento da condição física, manutenção da saúide ou simples momento de
relaxamento, a atividade física é fundamental em todas as etapas do desenvolvimento humano.
Movimente-se e siga o lema: " vivendo bem a idade que tem".
Um grande abraço.
Por: Wilma Gomes Domingues de Castro.
Educador Físico- CREF- 014 339 G/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário