sábado, 6 de novembro de 2010

CHEIRINHO DE MATO

GUACO




























ABACATE







ALCAÇUZ





































EUCALIPTO






CAMOMILA









Alguns tipo de ervas se evidenciam diante de suas propriedades bronco-dilatadoras, nesses tempos de incidência de doenças como gripes, resfriados, bronquites e alergias.

O Guaco (mikania glomerata) por exemplo, é indicado para combater febres, asmas brônquicas e reumatismo.


Suas folhas, também conhecidas como erva das serpentes e cipó catinga, devem ser usadas frescas ou secas ao sol e conservadas em vidros bem tampados, longe da umidade, fungos e insetos.

Não causa efeito colateral, mas deve-se evitar o uso prolongado, pois podem ocorrer acidentes hemorrágicos e aumentar o fluxo menstrual.

Seus benefícios já foram comprovados cientificamente, por possuir ação bronco - dilatadora, abrindo os brônquios e liberando toda a secreção.


O Alcaçuz (glycyrrhiza glabra), é ideal para quem sofre de bronquite e asma além de ser conhecido como auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, tosse, rouquidão e feridas.

O Abacate (Persea gratíssima Gaertn) é utilizado em cosméticos e na fitoterapia, usam seus frutos e folhas, ambos contêm o princípio ativo D-perseitol, de comprovado efeito diurético.

O Eucalyptus globulus Labill - árvore da febre, eucalipto limão, eucalipto, mogno branco, são usadas tanto nas práticas caseiras de medicina popular, como pela indústria farmacêutica para obtenção da tintura e do óleo essencial de onde é separado o eucaliptol, e em ambos os casos como anticatarral.

A camomila (Matricária recutita L), também conhecida como camomila comum, camomila romana, maçanilha, tem ação na forma de decocto e infuso, como tônico amargo, digestivo, sedativo, eliminação de gases, combater cólicas e estimular o apetite.


Pode-se comprar o medicamento fitoterápico industrializado, já pronto para tomar, em forma de xarope, com a vantagem de ser feito com a forma e quantidade de ervas corretas.

Para quem prefere o modo caseiro, vão algumas receitas com modo de preparo bem simples:


CAMOMILA


Antigripal, desinflamar gengivas, cólicas:


Coloque 50g de flores em 1 litro de água fervente e deixe em infusão por 15 minutos. Tome 3 xícaras de chá por dia.


Para dores na gengiva faça bochechos com essa infusão ainda morna, pelo menos 3 vezes ao dia, após escovar os dentes.


Loção relaxante para a pele:


Ferva por 5 minutos 25 g ( 1 xícara de chá) de flores secas de camomila com 1 litro de água filtrada. Deixe esfriar, coe e misture uma colher de sopa de glicerina.

Aplique no rosto e corpo, de preferência a noite e deixe secar na pele.



ABACATE


Anti-séptico das vias respiratórias:


Ferva 1 colher de sopa de folhas em 1 xícara de água. Cubra e deixe esfriar. Adoce com mel, adicione 3 gotas de própolis e faça bochechos e gargarejos.


Diurético:


Ferva por 3 minutos 1 litro de água e 3 colheres de sopa de folha seca e moída de abacate. Deixe esfriar, adoce com mel e tome 3 ou 4 xícaras por dia.


Máscra facial de abacate:


Amasse 1/4 da polpa do abacate até ficar cremosa. Aplique no rosto com movimentos circulares e deixe agir por 40 minutos. Enxague com água fria. Se a pele for seca, aplicar uma vez por semana. Pode ser usada em todo o corpo.


GUACO


Tosse:


Coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas em 1 xícara de água quente e deixe ferver por 5 minutos. Coe, acrescente 2 xícaras de café de açúcar cristal e ferva novamente até o aç~ucar derreter.

Tome uma colher de sopa 3 a 4 vezes ao dia. Para crianças, metade da dose.


Reumatismo, varizes e afecções pulmonares:


Coloque 5 colheres de sopa de folhas picadas em uma garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 8 dias, agitando o líquido de vez em quando. Coe.

Tome 1 cálice de licor de 2 a 3 vezes ao dia.


Úlceras, feridas, ação cicatrizante:


Coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de guaco e uma colher de sobremesa de rizoma de confrei picados em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por mais 3 minutos e coe. Aplique no local afetado, com um chumaço de algodão 3 vezes ao dia.


EUCALIPTO


Contra febre:


Coloque 1 colher de sopa de folha em 250 ml de água quente e ferva por 2 minutos. Deixe esfriar em recipiente tampado. Filtre e adoce com mel.

Beba 2 ou 3 xícaras de café por dia.


Gripe e resfriado:


Coloque 50g de folha em 1/2litro de água fervente. Mantenha a fervura por mais 2 minutos. Junte com 500g de açúcar cristal e mexa até dissolver bem. Deixe em fogo baixo por 5 minutos. Coe em um tecido de algodão. Tome 4 colheres de sopa por dia.


Loção desinfetante:


Coloque 100g de folha seca de eucalipto em 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos. Filtre e lave o rosto com esse líquido várias vezes por dia, na fase em que as acnes estiverem pustulentas.




Fonte: Revista Geração Saúde - Ervas&Plantas.


Por: Wilma Gomes Domingues de Castro
Educador Físico - CREF- 014 339 G/MG



















Nenhum comentário:

Postar um comentário