sábado, 15 de junho de 2013

LINDA,LEVE E SOLTA



SÓ DE PENSAR EM VIAJAR, SEU INTESTINO TRAVA.

BEM VINDA AO CLUBE: DUAS A CADA TRES MULHERES SOFREM COM PRISÃO DE VENTRE.
HORA DE FAZER AS PAZES COM O BANHEIRO E COM SUA VIDA SOCIAL.



Aquele comercial com uma mulher vestida de branco, barriga sequinha e sorriso no rosto no café da manha, só existe no comercial de cereais matinais mesmo. Ir ao banheiro, sentar no vaso e fazer o numero 2, é que é dificil.
Realmente o corpo feminino esconde segredos que fazem a gente ter mais apego ao nosso material fisiológico, uma vez que as fezes transitam de forma mais lenta no intestino grosso das mulheres em relação a dos homens. Cerca de 39 horas para elas e 31 para eles.
As fezes devem cair na água de maneira exata, fazendo um "chuá", diz o famoso medico americano Mehmet Oz, consultor do programa da Oprah Winfrey.
A frequencia com que a prisão de ventre acontece é a chave para saber se você deve procurar um médico.
Se duas ou tres vezes por mes, ficar mais de tres dias sem ir ao banheiro, melhor entender porque isso acontece.




UMA LARANJA TEM 2,2 GRAMAS DAS FIBRAS DIÁRIAS QUE DEVEMOS INGERIR


Não dá para engolir um hambúrguer tamanho familia e se encher de frituras no happy hour e achar que seu intestino nao vai reclamar no dia seguinte.
Evite aquela barriga dura de gazes, ingerindo menos açúcar e gordura e mais frutas, vegetais e carboidratos complexos como arroz, massas e pães integrais.
As fibras, principal ingrediente para melhorar as funções intestinais, devem entrar na dieta em pelo menos duas refeições diárias, sendo ideal no café da manhã e no almoço para estimular o funcionamento do intestino ainda durante o dia. Funciona se você se hidratar. Experimente encher um copo com aveia e colocar somente um pouco de água...vira um tijolo, como acontece com as fezes se não houver água o suficiente no corpo.
A quantidade de agua que devemos ingerir corresponde às calorias consumidas. Para uma dieta de 2.000 calorias, o ideal é tomar 2 litros de água.

Quer saber se está fazendo certo?
Preste atenção no seu xixi: ele deve ser de um tom clarinho o dia todo.





CADÊ TEMPO??

Ninguém gosta de ser apressado e seu sistema digestivo também não.
Se não consegue ir ao banheiro fora de casa, a solução é treinar seu organismo a fazer o numero 2 no conforto do lar e o melhor momento é pela manha. Vá ao banheiro depois do café e dê tempo para que o intestino funcione. Pode nao dar certo das primeiras vezes mas depois ele se acostuma.
Beber agua pela manha também ajuda. E basta em temperatura ambiente.
Durante o desjejum, aumentam as contrações e a produção de alguns hormônios gástricos que estimulam a saída das fezes.


Comer apressadamente, comer qualquer coisa como um sanduíche rápido porque não teve tempo de almoçar, engolindo às pressas, sem escolher direito o que se come, só vai fazer com que formem mais gazes.
Alguns dos sinais que seu corpo manda para avisar seu cérebro que já comeu o suficiente demoram um pouco, por isso é importante pisar no freio e mastigar no mínimo 20 vezes. Tempo suficiente para seu estomago digerir os nutrientes.




AJUDA QUE VEM DA FARMÁCIA


Quando bate o desespero, há quem apele para os laxantes. É preciso ter cuidado. Eles são para uso esporádico e você deve tomar bemmm de vez em quando e com orientação médica.
Podem ser divididos em 2 tipos:

BAIXO RISCO - Divulgados como naturais, não são tão inofensivos assim. Em alta dosagem, esses reguladores intestinais à base de Tamarindus e sene (tais como Naturetti, Chá de Sene e Tamarine) causam diarreia,vômitos e cólicas. Em casos extremos, podem gerar dependência e irritar a mucosa do intestino.

ALTO RISCO - São medicamentos fortes e recomendados para situações específicas, como a preparação para uma cirurgia ou exames. Quando usados fora desses casos, remédios que contêm bisacodil na fórmula (Dulcolax é um dos nomes populares mais comuns) podem causar doenças graves no intestino, como melanose colônica e até tumores.


FONTE: Revista BOA FORMA
Revista SAÚDE


POR: Wilma Gomes Domingues
Educador Físico
CREF - 14.339 G/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário