sábado, 11 de dezembro de 2010

DE OLHO NAS LESÕES




ATLETAS DE VERÃO


Malhar feito doida(o) para ficar sarada(o) no verão pode danificar seu corpo e acabar com sua alegria.

Muitas pessoas ignoram as academias o ano todo e na última hora, época de verão, praia, férias, malham e puxam ferro desesperadamente para exibir um corpinho bonito, com curvas perfeitas.

Muito cuidado. Quem faz exercícios sem descanso ou em grande intensidade, com cargas e repetições excessivas, sem orientação adequada, pode ser surpreendido pela dor, lesões ou até problemas mais sérios.

Fique de olho no que poderá acontecer à sua saúde com essa malhação exagerada de fim de ano e tente evitar esses perrengues de qualquer jeito:


CONTRATURA MUSCULAR


Quando o músculo fica mais curto e enrijecido, causando dor e restrição dos movimentos. Os músculos do trapézio, na parte superior das costas são os mais afetados. Dá aquele torcicolo...

Mas a contratura pode ocorrer em qualquer outro músculo submetido a grande esforço. Previna-se com alongamentos antes e depois da malhação e evite exageros.


TENDINITE


É uma inflamação que dói bastante, ocorrendo com maior frequência nos tendões dos ombros, cotovelos, pulsos ou joelhos. Geralmente os culpados são os movimentos repetitivos e o excesso de pesinhos. Fique alerta ou então prepare-se para ficar enfaixada(o) e de molho.


DISTENSÃO MUSCULAR


Ocorre quando as fibras musculares se rompem por não aguentar muito peso ou devido a um alongamento exagerado. Esse problema pode afetar qualquer músculo.

Então, é importante seguir sempre a carga recomendada pelo professor e não exagerar na intensidade dos movimentos.


PROBLEMAS DE COLUNA


Fique atento à postura correta, pois aliada ao excesso de peso formam uma combinação perfeita e explosiva para ocasionar ou agravar problemas como a hérnia de disco - deslocamento do anel fibroso que envolve as vértebras da coluna - ou desvios como escoliose ou lordose.

Um conselho para quem sofre desses perrengues: que tal consultar um ortopedista antes de iniciar a malhação? Ele te informará em que estado está a sua coluna e qual a atividade física mais adequada.


LESÕES NA RÓTULA


Ai!!!...joelho, joelho meu...

O problema mais comum nessa área é conhecido como "joelho de corredor": pessoas que pisam errado, têm pé chato, por exemplo, ficam com a postura desalinhada, o que pode fazer com que os ossos da perna se choquem provocando desgaste da rótula. Quem pratica corrida, ciclismo ou aulas em que se pula muito, pode ficar de olho na postura e na pisada correta. Se aparecer aquela dorzinha e persistir, procure um médico e outra atividade física mais adequada.


O ideal é a prática regular de atividades físicas durante todo o ano associada a uma alimentação equilibrada onde se mantém a forma e a saúde de maneira harmoniosa e constante, sem sacrifícios, sem riscos e sem sofrimentos.

Mas se você realmente é "atleta de verão", tudo bem, vá lá, mas não com muita sede ao pote.

Procure respeitar os limites de seu corpo e boa sorte e boas férias!



Fonte: Livro- Exercício Físico e Saúde.


Por: Wilma Gomes Domingues de Castro.

Educador Físico- CREF- 014.339 G/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário