quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SOLIDARIEDADE


SOLIDÁRIA, SIM!

MAS SEM SOBRECARREGAR.



Se você vive ajudando todo mundo, mas nunca tem tempo para cuidar dos próprios desejos e planos, está na hora de rever as suas prioridades.


Responda às questões e veja se você passa no teste da solidariedade consciente.

Se ao menos uma das situações for verdadeira, é sinal de que você precisa se cuidar.


1- Eu me preocupo tanto em cuidar dos outros que fico exausta com frequência.


( ) Verdadeiro ( ) Falso


2- A idéia de não ajudar as pessoas me deixa ansiosa demais.


( ) Verdadeiro ( ) Falso


3- Mesmo cansado, nunca deixo de ser solidário. Mas fico o tempo todo reclamando do stress.


( ) Verdadeiro ( ) Falso


4- Cada vez que contribuo com alguém, eu me sinto mais impotente e insignificante porque nunca sobra tempo para mim mesma.


( ) Verdadeiro ( ) Falso


5- Já desisti de alcançar meus próprios sonhos. O importante é que as pessoas que eu amo sejam felizes.


( ) Verdadeiro ( ) Falso


6- Nesse momento, estou tentando resolver milhares de problemas, mas nenhum é meu.


( ) Verdadeiro ( ) Falso




Criando limites:


Aprenda a dizer "não".


Se a solicitação exige mais do que puder dar, é preciso dizer não. É saudável estar disposto a fazer algo, mas é preciso saber impor limites.


Lidar com a frustração e a rejeição dos outros exige coragem.


Dizer um não tem um preço, mas não existe crescimento sem ele. Não tem importância alguém se decepcionar com você alguma vez por isso.


Sentir prazer em realizar a tarefa.


Se mesmo cansado, se sente realizado e em paz, vá em frente, mas se a tarefa ultrapassa o limite da sua saúde física e emocional, nada feito. Você está exagerando na solidariedade.


Apoie, mas não assuma a tarefa de ninguém.


Melhor do que fazer para os outros, é fazer com os outros.




Revista Máxima


Por Wilma Castro





Nenhum comentário:

Postar um comentário