sábado, 25 de setembro de 2010

A BUSCA ESPIRITUAL

O INÍCIO DA BUSCA



Muitos perguntam como começar a busca espiritual, mas na verdade essa procura não tem um começo definido: a certa altura da vida tomamos consciência de que ela existia. Esse despertar para a busca está inserido na evolução do ser, que é contínua.
No principio pensa-se que a vida é uma coisa e a busca espiritual outra.
Mas não é assim: tudo o que acontece em nossa vida nos leva gradualmente à união com a totalidade, com o universo de que somos parte.
Na Bíblia é dito que temos todos os fios de cabelos contados e que não cai sequer uma folha de árvore sem que O "Pai" saiba. O "Pai é o todo, o único, a totalidade.
Esse dito se aplica também à busca espiritual. A partir do momento em que tomamos consciênca de estar sendo atraídos para os níveis espirituais, as menores coisas parecem-nos acontecer em função de tornar essa via mais clara.
Tudo se revela guiado e determinado pelo nosso núcleo profundo, núcleo que é um universo em miniatura, perfeitamente integrado nas leis de harmonia cósmica.
UMA EXPERIÊNCIA DE BUSCA
Nunca tive dúvidas de que participo de uma realidade maior e que há outros níveis de consciência. Também nunca duvidei de que sou guiado por algo interno. Mesmo na infância e na adolescência, quando não me ocupava conscientemnte da busca, essa certeza esteve presente em meu íntimo.
Assim, pude ver que os fatos marcantes da minha vida estavam traçados e que só me cabia reconhecê-los. O que parecia novo na vertdade acontecia desde sempre, e no momento da experiência concreta apenas se projetava externamente. Apesar disso, quando os vivia, eram "novos" para mim, e nem sempre podia controlar seu desfecho.
Por causa da certeza de ser guiado, ao sucederem fatos incomuns eu não opunha resistência a eles; entrava na experiência sem conflitos e por estar inteiro, decidido a caminhar, não me preocupava com resultados.
Nunca me perguntei onde tudo aquilo iria acabar. Aprendi que, se não interferirmos no fluxo das coisas quando elas são guiadas internamente, tudo se dirige para o bem. Temos de vigiar sempre, estar atentos, mas sem preocupações.
Fazer essas constatações é sinal de estar sendo guiado. Essa percepção é fruto da atuação do eu interior, porque ninguém chega a ela apenas contando com a própria parte consciente, ou com a própria experiência.
Na vida comum as distrações são muitas, e quem não se dispersa e assume a busca espiritual é porque de alguma forma já está sendo conduzido, ou melhor, autoconduzido.
Fonte: A Busca Espiritual - Trigueirinho
Por: Wilma Gomes Domingues de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário