terça-feira, 7 de setembro de 2010


SAÚDE EM FOCO

LIXO NO LIXO – O PAPEL DE CADA CIDADÃO



Como moradores da cidade, cabe a cada um de nós colaborarmos com a sua limpeza, o seu aspecto físico, o seu retrato, que no fim das contas, retrata aos seus visitantes a visão de educação que ele terá de nós, julgamento que com certeza também fazemos ao entrarmos em outras cidades.
A questão do lixo deve ser encarada com mais seriedade e responsabilidade pela população, que deverá estar mais atenta aos informativos públicos veiculados pela cidade, procurando cada um fazer a sua parte em prol de uma cidade mais limpa, mais bonita e mais saudável.
É preciso ter consciência dos riscos que o lixo jogado “por ai”, em lotes vagos, em quintais, nas ruas, ou “do lado de lá” de muros, trazem à sua saúde e à saúde do meio ambiente.
Alguns tipos de lixo como pilhas, baterias (carros ou celulares), embalagens de produtos químicos, tóxicos ou corrosivos, contêm materiais que causam sérios danos à saúde humana e ambiental.
Os demais tipos de lixo jogados em lixões abertos, terrenos baldios, lotes vagos, quintais, etc, atraem ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas, escorpiões, aranhas, entre outros insetos, podendo assim transmitir várias doenças que colocam em risco a vida de todos, pois além das picadas, produzem larvas que são vetores de doenças como a dengue, a diarréia infecciosa, parasitoses, amebíases, leptospirose, leishmaniose, etc.
- É preciso que comecemos em nossa casa, separando corretamente o nosso lixo como ensinado pelo serviço público municipal.
- Devemos vistoriar sempre nossos quintais mantendo-os limpos de forma a nos protegermos e aos que nos cercam.
- É preciso que proprietários de lotes vagos os mantenham limpos e cercados. Você se torna responsável pela saúde dos vizinhos que o cercam.
- Não jogue nada nas ruas, nem “do lado de lá” de muros. Ande um pouco e coloque nos cestos de lixo da cidade.
Onde anda a chuva, cuja ausência está torturanto o sistema respiratório de milhões de pessoas no planeta???
Onde está nossa parcela de responsabilidade perante esse fato???
Somos seres pensantes, ditos dotados de inteligência, então por que somos os únicos que ajudamos a destruir o ambiente em que vivemos???
Trata-se de uma questão de educação, de cidadania e de respeito, consigo, com o outro e com o ambiente em que vivemos.
Se cada um fizer a sua parte, começando a ser verdadeiramente responsável pelo destino certo dado ao “seu lixo”, com certeza todos nós teremos uma cidade mais limpa, mais bonita, mais apresentável e mais saudável.
Seja cidadão consciente. Sua saúde, nossa saúde e o nosso meio ambiente agradecerão.
Não queremos um meio ambiente...que tal recuperarmos um “ambiente inteiro”???



Por: Wilma Gomes Domingues de Castro.
Educador Físico- CREF- 014.339 G/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário